Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Craniofaringioma


Volumoso processo expansivo sólido, com sinal heterogêneo, apresentando morfologia lobulada, medindo 4,5 x 3,0 x 3,0cm(crânio-caudal, latero-lateral e ântero-posterior) localizado em topografia selar / supra-selar determinando efeito compressivo sobre as estruturas adjacentes.

Craniofaringiomas são tumores intracranianos tipicamente císticos e sólidos na estrutura. Ocorrem geralmente na infância, adolescência e após os cinqüenta anos. Os craniofaringiomas geralmente são detectados apenas quando já estão grandes (acima de três centímetros). São tumores historicamente benignos, mas têm uma tendência de tornar-se aderente às estruturas e em torno da glândula pituitária.

Os sintomas produzidos por um craniofaringioma dependem da localização do tumor. Se comprime o talo hipofisário ou envolve a área da glândula pituitária, o tumor pode causar deficiência parcial ou total do hormônio pituitário, resultando em falha no crescimento, puberdade tardia, perda da função menstrual normal ou desejo sexual, aumento da sensação de frio, fadiga, constipação, pele seca, náusea, baixa pressão sanguínea, e depressão.

A compressão do talo hipofisário pode causar a diabete insipidus (comprometimento da capacidade renal de reter água, ocasionando perda de grandes quantidades de água na urina) e aumentar os níveis de prolactina causando a secreção de leite na ausência de gestação ou período de lactação. Se o craniofaringioma envolver os nervos óticos pode ocorrer alterações. O paciente pode sofrer de obesidade, aumento da sonolência, alterações da temperatura corporal e diabetes insipidus se houver envolvimento do hipotálamo. Outros sintomas comuns incluem mudança de personalidade, cefaléia, confusão mental e vômitos.

O melhor modo de se detectar um craniofaringioma é através de ressonância magnética ou tomografia computadorizada, com ou sem contraste.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR