Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

GIST de duodeno


Processo expansivo com densidade de partes moles, arredondado, contornos lobulados, medindo cerca de 2,8 x 2,5cm, localizado em topografia do duodeno.

Tumores do estroma gastrintestinal (GIST) são as neoplasias mesenquimais mais comuns do trato gastrintestinal e são caracterizados pela expressão do KIT (CD117), um receptor do fator de crescimento da tirosinoquinase.Apesar de ocorrerem em qualquer parte do trato digestivo, eles correspondem a apenas 1% dos tumores desses órgãos. Acometem indivíduos acima dos 50 anos de idade, sendo raramente encontrados antes dos 40 anos.Os sintomas são inespecíficos e a tomografia computadorizada (TC) é o método de escolha para o diagnóstico da lesão.Os GIST eram designados como tumores de músculo liso, junto com leiomiomas, leiomiossarcomas e leiomioblastomas. Com o surgimento da avaliação por imuno-histoquímica e a descoberta de marcadores como o KIT, esses tumores passaram a ser classificados separadamente em uma nova classe de tumores, o que é extremamente importante, pois apresentam prognóstico e tratamento diferentes.Os GIST variam muito na forma de apresentação, desde lesões pequenas e assintomáticas descobertas acidentalmente, até massas de tamanho suficiente para gerar sintomas, inclusive com múltiplas metástases. Estas últimas, geralmente, acometem o fígado e o peritônio, mas raramente os linfonodos.

Nos casos de tumores localizados, a ressecção cirúrgica é o tratamento de escolha. Em pacientes com doença inoperável ou metastática está indicado o início imediato da droga imatinib (STI571), um inibidor da tirosinoquinase.Por ser uma doença recentemente descrita, procuramos demonstrar a importância dos exames de imagem em localizar esses tumores, podendo, algumas vezes, auxiliar no diagnóstico diferencial anatomopatológico.

SAIBA +
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-39842007000300004&script=sci_arttext

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR