Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Silicose


A silicose é uma doença pulmonar causada por inalação de sílica ou de poeiras minerais contendo silicatos, e ocorre em trabalhadores de grande variedade de indústrias.
Nos anos recentes, tem-se tornado claro que a fibrose pulmonar associada à inalação de partículas inorgânicas é o estádio final de um longo processo inflamatório crônico, iniciado pela retenção de partículas minerais biologicamente ativas no tecido pulmonar.
A doença se apresenta, clinicamente, com formas e graus de gravidade diferentes, dependendo da intensidade e duração da exposição, da natureza da partícula de sílica inalada, da presença ou não de materiais orgânicos ou inorgânicos na poeira, e da associação com a tuberculose.
A silicose nodular, ou pura, ocorre na forma crônica com 20 ou mais anos de exposição, e na forma acelerada em cinco a dez anos, com exposição mais pesada. Os achados patológicos são os mesmos, caracterizados pela presença de pequenos nódulos, predominantemente nas regiões superiores dos pulmões.
Níveis extremamente elevados de exposição podem resultar em silicose acelerada ou em silicose aguda (silicoproteinose)
O diagnóstico de silicose requer a combinação de história de exposição à sílica e achados característicos nas radiografias do tórax.
Embora, de maneira geral, o estudo radiológico desses pacientes seja feito com radiografias convencionais, a tomografia computadorizada (TC), especialmente a de alta resolução (TCAR), pode dar informações adicionais importantes, tanto na detecção precoce de pequenas opacidades quanto no estadiamento da doença e na identificação de possíveis
complicações.

Saiba +

http://www.scielo.br/pdf/rb/v34n1/12561.pdf

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR