Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Carcinoma de células renais – hipernefroma


O adenocarcinoma do rim, ou hipernefroma, é a terceira neoplasia mais comum do trato geniturinário, sendo o de células claras o tipo principal, representando 60% dos casos, com pico de incidência entre 50 e 70 anos. A presença de metástase ao diagnóstico acomete em torno de 30% dos pacientes, tendo como principais sítios pulmões, ossos, pele, fígado e cérebro.
O carcinoma de células renais tem pico de incidência entre 50 e 70 anos, com idade média em torno de 66 anos e predomínio no sexo masculino (2:1).

Sua incidência é em torno de dois a dez casos/100.000 habitantes/ano e cresceu consideravelmente nos últimos 25-30 anos, em parte pelo aumento do diagnóstico por métodos de imagem. Tem como principais etiologias tabaco, doença cística, esclerose tuberosa e Síndrome de von Hippel-Lindau.

O principal tipo de carcinoma renal é o de células claras, representando 60% dos casos. O quadro clínico inicial é composto de hematúria (60%), dor lombar (40%) e massa em flanco palpável (30%-40%). Além disso, podem ocorrer febre, perda de peso, anemia, varicocele e síndromes paraneoplásicas (5%), caracterizadas por eritrocitose, hipercalcemia, disfunção hepática e amiloidose.

A tríade clássica, composta de massa abdominal, hematúria e dor, está presente em apenas 10% dos casos e normalmente em estágios mais avançados, com prognóstico reservado.

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia e a tomografia computadorizada de abdome, apresentando sensibilidade diagnóstica de 79% e 94%, respectivamente, além de radiografia de tórax, análise e citologia urinárias. A ressonância nuclear magnética está indicada se há suspeita de envolvimento ou invasão por trombo da veia cava.

Os sítios mais comuns de metástases são pulmões (50%) e ossos (33%), seguidos dos linfonodos regionais, pele (11%), fígado (8%), suprarrenal e cérebro(3%).

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR