Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Os tumores epidermóides (TE) estão incluidos no grupo dos tumores de desordem embriológica, sendo falsas neoplasias benignas que crescem no interior do sistema nervoso central (SNC).

Ocorrem devido a desordens da embriogênese do tubo neural, durante a 3ª a 5ª semana, podendo comprometer também os ossos do crânio e da coluna vertebral e, raramente, sofrer transformações malignas. Esses tumores podem, raramente, ser originados de situações iatrogênicas, como punções ou traumas diversos.

Sem a disponibilidade de recursos diagnósticos modernos, pode ser muito dificil definir no pré-operatório a extensão da lesão e suas relações com as estruturas adjacentes. O diagnóstico diferencial desses tumores de baixa densidade deve ser feito com os cistos de aracnóide, os gliomas de baixa malignidade e, mais raramente, granulomas de colesterol da região petroclival. A presença de manifestações clínicas como convulsões e déficit de nervos cranianos podem ajudar a
distinguir esses tumores dos cistos de aracnóide e de gliomas de baixa malignidade.

RM é o exame que permite melhor visualização dos TE, tanto cerebrais quanto intra-espinhais. O aspecto do TE subdural na RM não parece refletir o conteúdo
de lipídios, fortemente encontrados pelos valores de baixa atenuação na TC. Essas lesões exibem um sinal heterogêneo na RM, com predominante baixa intensidade em imagens de T1, média intensidade em densidade de prótons e hiperintensos em imagens de T2.

Uma das vantagens da RM sobre a TC é tornar possível fazer distinção entre o TE e o LCR de um cisto de aracnóide. Os TE caracterizam-se por apresentar um sinal bem maior que o LCR na imagem por densidade de prótons: esse sinal é uma característica para diferenciar os cistos de aracnóide dos TE. Um gradiente rápido na seqüência do pulso pode também ser um auxílio para mostrar a presença de movimento pulsátil do LCR no interior do cisto de aracnóide, o que não ocorre com tumor sólido.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR