Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Osteíte condensante ilíaca


Osteíte condensante do ilíaco ou iliíte condensante, geralmente se apresenta de forma bilateral e simétrica em pacientes do sexo feminino, assintomáticas, manifestando-se na imagem como esclerose da porção ventro-caudal da articulação sacroilíaca.

Outros importantes diagnósticos diferenciais na radiografia incluem doenças metabólicas, como o hiperparatireoidismo e a gota. Geralmente, o acometimento é bilateral e simétrico no hiperparatireoidismo, seja na forma primária ou na secundária (osteodistrofia renal), sendo caracterizada por reabsorção óssea subcondral com irregularidade da superfície óssea, por vezes com esclerose adjacente e alargamento do espaço articular. Na gota tofácea crônica o acometimento pode ser simétrico ou assimétrico, às vezes unilateral, e caracteriza-se por grandes erosões tipo “saca-bocado”, com halo de esclerose, porém com espaço articular mantido.

Na avaliação da articulação sacroilíaca é importante considerar a idade, visto que alterações de osteoartrose são freqüentes em pacientes idosos assintomáticos. Essas alterações caracterizam-se por osteófitos marginais, esclerose subcondral e eventualmente fusão articular. Raramente no processo degenerativo são vistos erosões, cistos subcondrais e anquilose. Já nas fases iniciais do processo pode ser visto edema medular ósseo subcondral periarticular, representando tecido fibroso vascularizado. Depósito de gordura também pode ser visto em indivíduos idosos normais e em pacientes com doença degenerativa.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR