Get Adobe Flash player

Tumor de Wilms – nefroblastoma

O tumor de Wilms é a neoplasia abdominal mais comum na população pediátrica, seguida pelo neuroblastoma. Os neuroblastomas, em grande parte, originam-se dos gânglios simpáticos paraespinhais do abdome e o tumor de Wilms é uma patologia primária do rim. Manifestam-se como massa abdominal palpável em crianças entre 1 e 5 anos.

A tomografia computadorizada é um método acurado para diagnóstico e estagiamento destes tumores. A forma da lesão, as margens, sua localização em relação à linha média do abdome, a presença de hemorragia ou necrose e o envolvimento vascular podem ser determinados através deste exame.

O neuroblastoma é caracterizado por massa de tecidos moles, de margens irregulares, que geralmente ultrapassa a linha média do abdome e apresenta calcificações em cerca de 85% dos casos.

Em contrapartida, o tumor de Wilms tem margens mais regulares, em geral não ultrapassa a linha média e as calcificações são raras. Áreas de necrose e hemorragia podem ser encontradas em ambos, porém estes achados são mais comuns no tumor de Wilms (87%). O sistema coletor e o parênquima renal estão íntegros no neuroblastoma. Invasão da Veia Renal com extensão para Veia Cava Inferior é comum no tumor de Wilms.

Os comentários estão fechados.

Faça uma consultoria

Make a Donation Button

Dê a sua opinião

How Is My Site?

View Results

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

Comentários