Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Atresia de Duodeno


A atresia de duodeno é uma malformação em que o duodeno (a primeira parte do intestino delgado) não se desenvolveu adequadamente, não estando aberto e não permitindo a passagem do conteúdo abdominal. A atresia duodenal (ou atresia de duodeno) é o tipo mais comum de obstrução congênita do intestino delgado.

A maioria dos casos deve-se a um erro de desenvolvimento, uma falha na recanalização da luz duodenal, durante a oitava e a décima primeira de semanas gestação. Acredita-se que uma lesão do duodeno, como a diminuição do suprimento sangüíneo durante a gestação, faça o duodeno perder tecido, estreitar-se e obstruir-se.

A associação com outras malformações ocorre em aproximadamente em 50-70% dos casos e sugere que a AD ocorra nas primeiras semanas da gestação. A associação com a Síndrome de Down (Trissomia do 21), ocorre em cerca de 30% dos casos, seguida pela má-rotação itestinal e cardiopatias congênitas. Ao contrário, acredita-se que malformações do resto do tubo intestinal tenha origem em lesões vasculares locais nos meses finais da gestação, sendo muito pouco associada a outras malformações.

Como você verá mais abaixo, este tipo de obstrução pode ocorrer de várias maneiras diferentes, segundo Gray e Skandalakis (1986), como:
Tipo-1, formada por mucosa e submucosa, esta membrana fecha toda a luz do duodeno, podendo também ser chamada de diafragma. Este tipo não apresenta evidências externas de onde possa estar a membrana. Outro sub-tipo apresenta a membrana alongada (wind sock anomaly) e um terceiro sub-tipo apresenta um pequeno orifício na membrana, permitindo passagem de pequenas quantidades de ar e líquidos;
Tipo-2, atresia duodenal em fundo cego, com cotos proximal e distal unidos por cordão fibroso;
Tipo-3, Cotos são totalmente separados;
Tipo-4, Estenose do duodeno, geralmente associada às malformações externas, como pâncreas anular, bridas de Ladd, duplicação duodenal e Veia Porta anteriorizada.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR