Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Adenoma de adrenal


O termo incidentaloma adrenal tem definição controversa na literatura. Alguns autores defendem que não devem ser cha- madas de incidentalomas as lesões adrenais encontradas em pacientes oncológicos, já que esses pacientes fazem exames de imagem para procura ativa de lesões secundárias e, nes- sa ocasião, a avaliação das adrenais estaria incluída entre os motivos do exame. Entretanto, outros defendem que o termo incidentaloma se refere ao modo como a lesão é detectada (incidentalmente), e, se o paciente não apresenta sinais ou sintomas que sugiram a presença de uma lesão adrenal, mesmo com uma neoplasia extra-adrenal conhecida, o achado ainda seria considerado incidental.

Levando em consideração que mesmo em pacientes oncoló- gicos a incidência de nódulos adrenais benignos continua mui- to significativa, e que não necessariamente uma lesão adrcnal descoberta nesse contexto deve ser considerada metastática, consideramos neste capítulo que o achado de um nódulo adre- nal pode ser denominado como incidentaloma se o paciente não apresentar suspeita clinica de doença adrenal, mesmo no contexto de uma neoplasia cxtra-adrcnal conhecida.

Desse modo, os incidentalomas adrenais podem ser classificados de diversas maneiras, por exemplo, como primários ou metastáticos, benignos ou malignos e não funcionan- tes ou funcionantes, este último sob a forma subclínica/ assintomática .

Os adenomas adrenais são tumores benignos originários do córtex adrenal, muito comuns e geralmente assintomáticos. Na minoria dos casos, podem levar a sintomas clí- nicos como dor secundária a sangramento ou aqueles relacionados à produção hormonal autônoma. Assim, podem estar associados às síndromes de Cushing e de Conn, secundárias à hipersecrcção de cortisol e aldostcrona, respectivamente. Sintomas de virilização decorrentes da hiperprodução de androgênios são geralmente causados por hipcrplasia ou carcinoma adrenais, o que pode auxiliar no diagnóstico diferencial entre os adenomas e essas lesões.

As adrenais também constituem um sítio comum de metástases devido à sua grande vascularização, sendo os tumores de pulmão, fígado, rins, cólon, esôfago, pâncreas, mama e estômago, assim como os melanomas, as ncoplasias primárias mais comuns, podendo, inclusive, causar insuficiência adrenal (doença de Addison) nos casos em que o acometimento é extenso e bilateral (mais de 90% do volume das glândulas).

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR