Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Glioblastoma Multiforme


O glioblastoma multiforme (grau IV da OMS) é o mais comum tumor primário do SNC, constituindo mais da metade de todos os gliomas intracranianos.

Ele é biologicamente o mais agressivo dos gliomas, com evolução rápida dos sinais e sintomas clínicos e um período médio de sobrevida de 12 meses.

Como todos os outros astrocitomas, o glioblastoma envolve caracteristicamente a substância branca cerebral, mas esse processo altamente maligno infiltra e destrói rapidamente a substância cinzenta adjacente, com perda da diferencia­ção cinzento-branca.

Como seu nome indica, esses tumores altamente malignos têm uma aparência histoló­gica variada, com áreas entremeadas de hipercelularidade,pleomorfismo celular, proliferação endotelial e necrose intratumoral.

É provável que muitos glioblastomas se originem por alteração anaplásica em astrocitomas cerebrais de grada­ção baixa preexistentes, mas alguns deles provavelmente ocorrem como tumores originais.

Embora mais comu­ mente focais e singulares em suas manifestações clínicas iniciais, os glioblastomas podem ter origem multifocal ou multicêntrica. O pico de idade de incidência do glioblas­toma é durante a quinta e sexta décadas de vida, cerca de 10 a 20 anos posteriormente ao pico de idade para os astrocitomas, Entretanto, o glioblastoma não é raro em adultos mais jovens ou mesmo em crianças; de todos os glioblastomas, aproximadamente 3% ocorrem na infância, principalmente no tronco cerebral e no cerebelo. Os estudos indicam que a incidência dos gliomas malignos está aumentando significativamente em adultos de idade avançada.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR