Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Meduloblastoma


Meduloblastoma

Um tumor invasivo e altamente maligno (grau IV da OMS), o meduloblastoma é o segundo tumor cerebral primário mais comum da infância e a mais comum neoplasia pediátrica da fossa posterior.

Embora os meduloblastomas possam ocorrer a qualquer idade, 75% deles evidenciam-se clinicamente antes de 15 anos de idade. Há dois picos de idade distintos, dos 4 aos 8 anos e dos 15 aos 35 anos.

Em crianças, os meduloblastomas são principalmente tu­mores do verme cerebelar, mas, em adultos, eles tendem a se localizar mais lateralmente nos hemis­férias cerebelares. O quadro clínico inicial típico consiste em sinais de hidrocefalia obs­trutiva e/ou disfunção cerebelar – cefaleia, náuseas, vômitos e ataxia.

Esses tumores agressivos crescem rapidamente, com extensão do verme ao quarto ventrículo e disseminação inferior a seus recessos e forames de vazão e superior ao aqueduto.

Mais de 90% deles se manifestam clinica­mente por hidrocefalia. Eles têm uma forte tendência à semeadura pelo LCR e aproximadame nte 40% deles apre­sentam metástases subaracnoides ou ependimais retrógra­das por ocasião do diagnóstico inicial.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR