Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Esteatose hepática

A esteatose hepática caracteriza-se pelo acúmulo de triglicerídeos nos hepatócitos. Sua frequência na forma difusa vem aumentando. As vias de acúmulo da gordura neutra no fígado, representada pelos triglicerídeos, podem ser por meio de vasos sanguíneos, linfáticos, aumento da síntese de gordura ou por climinuição da oxidação dos lipídeos.

Entre as principais causas estão o abuso da ingestão do álcool, diabetes mellitus, obesidade, desnutrição proteico-calórica, terapia com corticoides, nutrição parenteral, medicamentos (metotrexate, tetraciclina, valproato, dentre outros), transplante hepático, síndrome de Reye, esteatose hepática aguda da gestação, entre outras. Na grande maioria das vezes os indivíduos com esteatose são assintomáticos.

Quando o acúmulo de lipídeos ocorre rapidamente e em grandes quantidades (decorrente de hiperalimentação, gravidez e por alguns medicamentos), os pacientes se queixam de dor no quadrante superior direito do abdome e apresentam sinais de colestase. O tratamento da esteatose basicamente está relacionado à adequação nutricional, à retirada da ingestão de álcool ou medicamentos que induzam à regressão do depósito de gordura e à correção dos distúrbios metabólicos associados.

A esteatose focal e a área poupada em esteatose difusa são, por vezes, fatores complicadores na análise por imagem do fígado. A interpretação equivocada destas apresentações pode levar a erros de conduta, como indicações de cirurgia e quimioterapia desnecessárias. A localização relativamente típica, a morfologia geográfica ou em cunha e a ausência de efeito de massa ou alteração do trajeto vascular são algumas das características que permitem com moderada especificidade o diagnóstico por imagem destas alterações.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR