Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Pielonefrite enfisematosa

A pielonefrite enfisematosa (PNE) é uma infecção bacte­riana letal relativamente incomum. Caracterizada pela for­mação de gases dentro do parênquima renal ou do espaço perirrenal. A maioria dos pacientes com PNE é diabé­ ética com uma idade média de 55 anos. E. coli é o orga­nismo mais comumente encontrado em pacientes com PNE; outras bactérias encontradas incluem espécies de Klebsiella, Pseudomonas e Proteus.

Dois tipos de PNE foram definidos. O tipo I é caracterizado pela destruição de mais de 1/3 do parênquima renal com ausência ou coleção de líquido. Uma coleção menor de gases pode estar presente. O tipo II é caracterizado por uma coleção renal ou pe­rirrenal de líquido com gases bulbosos ou loculados, ou gases no sistema coletor e destruição de menos de 1/ do parênquima renal.

A PNE do tipo I tem uma taxa de mortalidade de 69% e a do tipo II uma taxa de 18%. A TC é o método mais sensível para o estabelecimento do diagnóstico e também pode distinguir entre gases no sistema coletor, gases parenquimatosos, e gases nos tecidos perirrenais. Gases na pelve renal ou nos cálices representam um achado benigno e podem estar relacionados à pielite enfisemarosa, o que representa uma infecção formadora de gases no trato urinário que está associada a gases localizados apenas no sistema coletor renal.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR