Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Volvo de Ceco

O volvo de ceco constitui a principal apresentação das anomalias relacionadas as más rotações intestinais1. É caracterizado por torção axial envolvendo o ceco, íleo terminal e cólon ascendente sobre seus respectivos mesos, resultando em obstrução intestina.

A incidência é de 2,8 a 7,1 por milhões de pessoas ano, perfazendo 22% dos volvos colônicos, ocasionando 1 a 1,5% das obstruções intestinais em adultos.

Apresenta-se com dor aguda e distensão abdominal, associado a náuseas, vômitos, e hipertimpanismo com ou sem massa abdominal palpável.

A má rotação intestinal pode estar associada a duas síndromes distintas envolvendo o ceco: ceco móvel caracterizada por dor abdominal crônica intermitente que melhora espontaneamente com passagem de flatos (esses sintomas são relatados em 50% destes pacientes), e o próprio VC, que cursa com sintomas de obstrução intestinal aguda que podem evoluir para toxemia, peritonite e morte se não tratado adequadamente.

Para o diagnóstico do VC além do quadro clínico pode-se utilizar um arsenal de exames diagnósticos como: raios-X simples de abdômen, enema opaco, tomografia computadorizada (TC) de abdômen e colonoscopia. Nas radiografias simples de abdômen observa-se dilatação do ceco em 98 a 100% dos casos, ausência de gás no cólon distal, nível líquido e dilatação de delgado, e em alguns casos encontra-se o ceco em posição fora do habitual.

O enema opaco tem sido a modalidade mais tradicionalmente aplicada para confirmação diagnóstica do VC com sensibilidade de 88%. A TC revela a presença e a localização do volvo, além das complicações como a isquemia e a perfuração, tendo como imagem característica o “olho do redemoinho”, composto por círculos espiralados e concêntricos formados pela torção do meso.

A colonoscopia possui bom potencial diagnóstico, pois é capaz de localizar o ponto exato de torção colônica, porém apresenta limitada capacidade terapêutica no VC (variando de 30 a 50% de sucesso)

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR