Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Tumor Fibroso Solitário Renal


O tumor fibroso solitário do rim é uma neoplasia incomum de células fusiformes, que foi inicialmente descrita em 1931 como uma lesão pleural distinta e denominada “mesotelioma localizado”, em decorrência de sua origem de células mesoteliais, mas que pode ocorrer em grande variedade de sítios anatômicos. No trato urogenital apresenta-se formando massa firme uninodular ou multinodular e tem sido relatado no epidídimo, cordão espermático, testículo, estruturas paratesticulares, bexiga e peripelve renal sob uma variedade de termos, incluindo tumor fibroso, pseudotumor fibroso e fibroma. Na literatura encontramos cinco casos descritos acometendo o rim.

Apresentamos um caso de tumor fibroso solitário do rim envolvendo a pelve renal direita, que foi estudado por tomografia computadorizada (TC) e com correlação anatomopatológica.

Os pacientes são tratados com nefrectomia radical na suspeita de carcinoma de células renais, mas os tumores são benignos e têm excelente prognóstico.

Não é possível o diagnóstico pré-operatório pelos métodos de imagem, em face da raridade deste tumor e aspecto similar a neoplasias mais freqüentes como o carcinoma de células renais. Todavia, os métodos de imagem são úteis para o planejamento cirúrgico, como o foram neste caso.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR