Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Aspergilose Pulmonar


A aspergilose pulmonar é uma infecção fúngica tipicamente causada pelo Aspergillus fumigatus e geralmente adquirida pela inalação de microrganismos presentes no ambiente. Acomete indivíduos com anormalidades pulmonares subjacentes (p. ex.,bronquiectasia, cavidade) e pacientes com hipersensibilidade ou imunocomprometidos. As manifestações clínicas, patológicas e radiológicas podem ser separadas em três formas principais:
Bola fúngica (aspergiloma), aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA) e aspergilose invasiva. Esta última forma, por sua vez, pode ser subdividida em angioinvasiva, broncopneumonia (invasiva das vias aéreas) e necrotizante crônica (“semiinvasiva”). Deve-se salientar que, embora esta classificação seja
útil para entender as várias manifestações clínicas e radilológicas da doença, a aspergilose pulmonar pode apresentar grande espectro de apresentações e mais de uma forma pode ser encontrada no mesmo paciente. Por exemplo, em pacientes com pequeno grau de imunossupressão, tanto o aspergiloma como a ABPA podem progredir para invasão local e, raramente, aspergilose invasiva pode ocorrer em indivíduos aparentemente imunocompetentes.

A bola fúngica (aspergiloma) apresentada neste caso, é formada por um emaranhado de hifas fúngicas, fibrina, muco e restos celulares. Compromete tipicamente pacientes imunocompetentes que apresentam cavidades ou bronquiectasias decorrentes de tuberculose (associação mais comum), sarcoidose, granulomatose de Wegener ou outras doenças pulmonares.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR