-
-
Bola fúngica (aspergiloma) . Imagem de TCAR dos lobos superiores mostram cavidade no lobo superior direito contendo massa e o sinal do crescente aéreo. Notam-se também perda de volume com elevação do hilo direito, espessamento apical e bronquiectasias no lobo superior direito.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
A aspergilose pulmonar é uma infecção fúngica tipicamente causada pelo Aspergillus fumigatus e geralmente adquirida pela inalação de microrganismos presentes no ambiente. Acomete indivíduos com anormalidades pulmonares subjacentes (p. ex.,bronquiectasia, cavidade) e pacientes com hipersensibilidade ou imunocomprometidos. As manifestações clínicas, patológicas e radiológicas podem ser separadas em três formas principais:
Bola fúngica (aspergiloma), aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA) e aspergilose invasiva. Esta última forma, por sua vez, pode ser subdividida em angioinvasiva, broncopneumonia (invasiva das vias aéreas) e necrotizante crônica (“semiinvasiva”). Deve-se salientar que, embora esta classificação seja
útil para entender as várias manifestações clínicas e radilológicas da doença, a aspergilose pulmonar pode apresentar grande espectro de apresentações e mais de uma forma pode ser encontrada no mesmo paciente. Por exemplo, em pacientes com pequeno grau de imunossupressão, tanto o aspergiloma como a ABPA podem progredir para invasão local e, raramente, aspergilose invasiva pode ocorrer em indivíduos aparentemente imunocompetentes.
A bola fúngica (aspergiloma) apresentada neste caso, é formada por um emaranhado de hifas fúngicas, fibrina, muco e restos celulares. Compromete tipicamente pacientes imunocompetentes que apresentam cavidades ou bronquiectasias decorrentes de tuberculose (associação mais comum), sarcoidose, granulomatose de Wegener ou outras doenças pulmonares.