Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Silicose pulmonar


A silicose é uma das pneumoconioses de maior ocorrência em todo o mundo. A exposição à sílica pode estar relacionada com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doenças autoimunes, câncer do pulmão, doença renal crônica, tuberculose e fungos.

A tomografia computadorizada (TC) é um método mais sensível e específico que a radiografia para a detecção e caracterização da silicose, principalmente quando realizada com a técnica de tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR). Permite melhor definição do tipo e da extensão das alterações decorrentes da exposição à sílica, principalmente dos pequenos nódulos e do enfisema centrolobular e do aumento irregular do espaço aéreo (anteriormente denominado enfisema paracicatricial), que podem estar presentes e que são mais dificilmente demonstrados pela radiografia.

Os achados iniciais na TCAR consistem em micronódulos, predominantes nas regiões centrolobulares, mas também justafissurais e subpleurais usualmente menores que 0,5 cm. Com a evolução da doença os micronódulos tendem a confluir, com formação de nódulos maiores, grandes opacidades e numa fase mais tardia, massas fibróticas, geralmente com calcificações e aumento irregular do espaço aéreo adjacente. É também frequente, nestes pacientes, associação a enfisema centrolobular, visualizado na TCAR como imagens hipoatenuantes sem paredes definidas, predominando nos lobos superiores.

Os comentários estão encerrados.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR