Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

O Profissional

O médico radiologista tem formação em Medicina, com especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, curso que envolve uma variedade de técnicas e inclui Radiologia Convencional, Radiologia Contrastada, Ultrassonografia, Medicina Nuclear, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Densitometria Óssea.

A residência médica é de no mínimo três anos de educação supervisionada por profissionais altamente qualificados nos campos de Radiologia ou Diagnóstico por Imagem. Sendo, assim, profissionais essenciais ao bem-estar humano.

A Radiologia é uma especialidade médica que se renova e avança a cada dia, em um processo de modernização que, além de investimentos, exige um esforço contínuo de atualização e dedicação na participação de eventos científicos. Os métodos diagnósticos por imagem, ligados ao desenvolvimento tecnológico, possibilitam ao médico a obtenção de informações sequer imaginadas há menos de 10 anos, com uma rapidez e eficiência que valorizam a Medicina como um todo.

Para que os especialistas da Radiologia possam acompanhar a chegada de novas técnicas, seja em Radiologia Digital, Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia e Medicina Nuclear, o esforço é enorme, o que vem determinar o caminho da fragmentação e do afunilamento do conhecimento em subespecialidades cada vez mais restritas.

Dessa forma, os especialistas da Radiologia devem ter uma participação ativa também na atenção básica à saúde, participar de reuniões multidisciplinares com as demais especialidades médicas, discutindo e divulgando os novos métodos de diagnóstico, permitindo a outros especialistas o conhecimento e a indicação do melhor exame para cada situação. Ninguém melhor do que o médico radiologista para mostrar todo o potencial que os métodos diagnósticos por imagem trazem para a Medicina atual.

A Radiologia

Sua história teve início em 08 de novembro de 1895, no laboratório da Universidade de Wurzburg, na Alemanha, onde o físico Wilhelm Conrad Röentgen pesquisava o tubo de raios catódicos, inventado pelo inglês William Crookes.

Röentgen usou a radiação por quinze minutos para retratar os ossos de uma das mãos de sua mulher Bertha, em 22 de dezembro de 1895. Fascinado, mas ainda confuso, decidiu chamar sua descoberta de Raios X símbolo usado em ciência para designar o desconhecido. Em 1903, ganhou o prêmio Nobel de Física.

Brasil – Em 1897, o médico mineiro Dr. José Carlos Ferreira Pires, acreditando nas aplicações médicas desta descoberta, trouxe para a sua cidade – Formiga (MG) – o primeiro aparelho de Raios X da América do Sul, em lombos de burro e carros de boi pelas estradas precaríssimas.

A partir de 1912, a Radiologia passou a ser reconhecida como especialidade com a chegada do Prof. Roberto Duque Estrada, de Paris (França), com equipamentos radiológicos e inaugurando o Serviço de Radiologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

As lutas

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) é a entidade nacional que congrega especialistas médicos que exercem atividades de diagnóstico e tratamento utilizando métodos de imagem e/ou radiações ionizantes, atuando como órgão de defesa dos interesses dos médicos da área da radiologia e diagnóstico por imagem, medicina nuclear e radioterapia.

Neste 8 de novembro, o desejo e a busca da entidade é com foco na melhoria da situação profissional da área e pelo reconhecimento do trabalho, com êxito e retornos positivos.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR