Get Adobe Flash player

Patrocinador


 Powered by Max Banner Ads 

Radiologia Digital

Radiologia Digital

O equipamento de Raios-X Digital possui um detector que converte os raios-X em luz transformando-a em sinal elétrico, que é amplificado, digitalizado, processado e enviado a um monitor de alta resolução. Permitindo a perfeita visualização da imagem radiológica, que pode ser aprimorada por novas técnicas de pós-processamento, o sistema digital apresenta vantagens em relação ao convencional pelos benefícios que trazem ao paciente, que pode ter o seu diagnóstico e tratamento com maior rapidez e eficiência. Além disso, a imagem digital pode ser transmitida eletronicamente de um local para outro, o que facilita a consulta remota por outro especialista.
A radiologia digital é o ramo do diagnóstico médico que emprega sistemas computacionais nos diversos métodos para a aquisição, transferência,armazenamento, ou simplesmente tratamento das imagens digitais adquiridas. A evolução da computação, especialmente na área médica, permitiu um enorme avanço no diagnóstico por imagem. A partir de modernos sistemas computacionaisdesenvolvidos em plataforma apropriadas de tratamento gráfico tornou-se possível uma gama de aplicações que vão, desde uma simples medida linear, até um complexo modelode apresentação tridimensional.
Os mecanismos de comunicação, transferência  de  arquivos e armazenamento de informações, possibilitou ainda o estabelecimento do trabalho em rede onde, equipamentos conectados entre si, passaram a trocar informaçõesdo paciente, de exames, de protocolos, ou simplesmente passaram a fazer armazenamento de imagens e documentação radiográfica em impressoras laser.
O ambiente de rede comum nos serviços de diagnóstico por imagem é conhecido pela sigla “ RIS” ( Radiology Information System).  A rede RIS apresentamelhor eficiência, quando conectada ao Sistema de Informações do Hospital – “HIS”(Hospital Information System).
Com o auxilio de redes de transmissão de alta velocidade ou mesmo via INTERNET, tornou-se possível o envio de imagens para equipamentos localizados empontos distantes do serviço de origem.
Este tratamento da imagem digital constitui abase da Teleradiologia. A comunicação entre os equipamentos de diagnóstico por imagem e estaçõesremotas, tornou-se possível graças ao desenvolvimento de redes de computação de longadistância (WAN – Wide Área Network) e de softwares modernos de transmissão de dados. A partir do uso da teleradiologia, hospitais, clínicas ou mesmo residências particulareslocalizadas em pontos distantes passaram a receber arquivos de imagens permitindo a seususuários um tratamento interativo à distância, abrindo novas perspectivas para o tratamentodas imagens com fins diagnósticos.

Consultoria

Make a Donation Button

Avalie o site

Avalie o site

  • Excelente (96%, 80 Votes)
  • Bom (4%, 3 Votes)
  • Ruim (0%, 0 Votes)
  • Pode melhorar (0%, 0 Votes)
  • No Comments (0%, 0 Votes)

Total Voters: 83

Loading ... Loading ...

+ acessados aqui

RSS CBR