A Doença da Membrana Hialina (DMH) ou Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) é uma patologia causada por imaturidade pulmonar e está relacionada à deficiência primaria de surfactante. Acomete frequentemente recém-nascidos pré-termo (RNPT), de peso inferior a 1500g, normalmente do sexo masculino e se manifesta nas primeiras semanas de vida. A SDR representa séria complicação da prematuridade, causando significativa morbidade e mortalidade de neonatos no Brasil.
Raios – X
Grau I – aspecto retículo-granular leve, pequena quantidade de broncogramas aéreos e imagem cardíaca normal.
Grau II – aspecto retículo-granular moderado, broncogramas extendendo-se fora do mediastino e imagem cardíaca normal.
Grau III – aspecto retículo-granular importante, broncogramas até a periferia, imagem cardíaca borrada. Grau IV – opacificação total dos campos pulmonares e imagem cardíaca invisível.
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL Taquipneia transitória do RN – alteração na reabsorção de líquidos pulmonares; não necessita FiO2 > 50% e desaparece em menos de 48h. Pneumonia – streptococo grupo B Persistência de circulação fetal – mais freqüente em RNT e pós-termo, Hipertensão pulmonar, resistência, vascascular, pulmonar, shunt D-E em ausência de Doença cardíaca ou pulmonar.